As fadas guardiãs
de Inês Castelo
Este livro conta a história de dois irmãos e das suas doces fadas. Elas, que vivem à nossa volta com a função de nos proteger, ficam tão adocicadas que precisam de descansar. Como será que vão conseguir ultrapassar esta grande aventura? Como conseguirão ajudá-las? Vem aprender com eles como podemos manter as nossas fadas sempre fortes e encantadoras.
Hortas Aromáticas
de Fernanda Botelho
Em Hortas Aromáticas os quatro amigos de Salada de Flores, e Sementes à Solta, voltam a encontrar-se, desta vez para acampar na quinta
ecológica da Sara. Com entusiasmo, mergulham na diversidade do mundo vegetal,
onde o fascínio pelas plantas não tem fim. Além de descobrirem as Fabáceas, que
não são só favas, constroem herbários, fazem óleo de hipericão, espreitam a
colmeia e visitam a seara do Ti João.
No fim, como não podia deixar de ser, há receitas deliciosas da mãe da Sara e um guia de utilização de plantas para pais e professores.
Hansel e Gretel
de Tina Mernoto, ilustração de Iratxe López de Munáin
Hansel e Gretel é inspirado pelos Irmãos Grimm e apresenta a história de dois irmãos, filhos de camponeses muito pobres. Desesperados, os pais levam as crianças para o bosque onde talvez possam ter melhor futuro. Perdidas, vão dar a uma casa feita das mais doces guloseimas mas lá vive uma bruxa que quer comer Hansel. Gretel, engenhosa, acaba por lançar a malvada para o forno onde se transforma em fumo. Encontram ouro e pedras preciosas que carregam até casa dos pais. Reunida a família, o tesouro é partilhado e, daí em diante, ninguém mais passa fome na região.
A ilustração recebeu o Prémio Europeu Cozinha de Contos.
O CD, gravado pela Orquestra Filarmónica “Cidade de Pontevedra”, tem seleção instrumental de seis fragmentos da ópera de Engelbert Humperdink.
A caveira
de Jon Klassen ( texto e ilustração)
A Otília tinha de fugir. Não podia olhar para trás nem mesmo parar. Ela atravessou montes e arvoredo cada vez mais denso, muito mais denso do que aquele que ela já conhecia. Esta é a história de uma menina que se viu obrigada a escapar e, desamparada, sem ter para onde ir, acabou por se refugiar numa casa perdida no meio duma floresta. Aí vai conhecer uma caveira.
Jon Klassen adora brincar com o medo, e neste conto tradicional não se poupa nas palavras e conta-nos tudo, até como Otília se vai desfazer dum esqueleto aborrecido que aparece por ali.