“LATITUDES DA LÍNGUA PORTUGUESA”

No âmbito da proposta de celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa (5 de maio) pela Rede de Bibliotecas Escolares, foi estabelecida a parceria com o Agrupamento de Escolas Diogo Cão - Vila Real, à qual se associou a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.
Esta iniciativa surge para afirmar a língua portuguesa como plataforma global de entendimento e partilha entre alunos/escolas de diversas regiões e culturas.

Apesar da língua portuguesa ser uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, é mais do que um código linguístico; é uma ponte que liga povos e culturas, criando laços que ultrapassam fronteiras geográficas e sociais. Neste contexto, o Dia da Língua Portuguesa surge como uma oportunidade ímpar para celebrar esta diversidade linguística e cultural. Ao reunir alunos do 2º e 3º ciclos e do ensino superior, provenientes de vários países, pretende-se proporcionar um espaço de encontro e diálogo, onde as diferenças sejam celebradas e as semelhanças descobertas.

50 anos de ABRIL


As Bibliotecas Escolares associam-se às comemorações do quinquagésimo aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974 com a iniciativa “Abril depois de abril”, promovida pela rede de Bibliotecas Escolares. Esta iniciativa tem como propósito sublimar os valores conquistados com a Revolução, através de ações que

  • conduzam à compreensão do seu impacto a nível local e nacional,
  • convoquem para o exercício de uma cidadania democrática e reflexiva e
  • estimulem o desenvolvimento da criação estética e cultural.

Anexo1_RBE.pdf

50 anos - 50 textos 

BE convida toda a comunidade educativa a partilhar um texto, um poema, um pensamento . . . sobre o tema. Contamos com o contributo de todos vós. À semelhança do contributo abaixo indicado, enviem o vosso para be@avebocage.net, não esquecendo de identificar o que partilharem connosco.

Deixamos aqui o mote para que sirva de inspiração . . . 

 #dia 1

Foram dias foram anos a esperar por um só dia.
Alegrias. Desenganos. Foi o tempo que doía
Com seus riscos e seus danos. Foi a noite e foi o dia
Na esperança de um só dia.

                                                           Manuel Alegre

#dia 2

CONQUISTA

Livre não sou, que nem a própria vida
Mo consente.
Mas a minha aguerrida
Teimosia
É quebrar dia a dia
Um grilhão da corrente.
Livre não sou, mas quero a liberdade.
Trago-a dentro de mim como um destino.
E vão lá desdizer o sonho do menino
Que se afogou e flutua
Entre nenúfares de serenidade
Depois de ter a lua!


Miguel Torga, in "Cântico do Homem"


BE José Afonso convidam...

A grande festa da leitura, do nosso concelho, está para breve! Este ano, os 50 anos decorridos do 25 de abril de 1974 dão mote às atuações, no palco do Fórum Municipal Luísa Todi. Os nossos alunos do 9ºano oferecer-nos-ão uma performance que nasce das palavras dos ilustres poetas que escreveram esta revolução.  

SEMANA da LEITURA | 23-24

O mês de março traz-nos a alegria das cores, dos sabores e das palavras e com ele se comemora, para além de outras efemérides, a SEMANA da LEITURA.
As bibliotecas escolares do nosso agrupamento seguiram as orientações do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolas e escolheram os dias 18 a 23 de março para assinalar a SEMANA da LEITURA.

cartaz1-semanaleitura.pdf

Convite_Familia-Semana_da_Leitura.pdf

O Mundo do Cinema . . . 

Somos parceiros do PNC (Plano Nacional de Cinema), divulgamos iniciativas e visionamos pequenas e longas metragens sugeridas e partilhadas por este projeto. Gostamos também de divulgar e experimentar as sugestões que nos chegam de outros ambientes e de outras entidades que apresentam novas linguagens e novas leituras do mundo.

CINE CLUBE DE VISEU, fundado em 1955 por iniciativa de um grupo de cinéfilos viseenses, teve, logo na sua primeira fase de existência, momentos altos de intervenção cultural, num período da vida do nosso país em que era difícil tal ação.  Em 1999, teve início o projeto CINEMA PARA AS ESCOLAS, realizado anualmente e que visa a sensibilização e formação de novos públicos para o cinema. Aqui fica o link para os mais curiosos : https://www.cineclubeviseu.pt/CinemaParaAsEscolas

CONCURSO - 2ºperíodo

Ao longo do 2º período, a biblioteca escolar apresenta propostas de participação em concursos que promovem a articulação curricular com as disciplinas de Português, Inglês, Francês, Ciências Naturais e Físico-química.

Concurso - mês dos afetos

Ao longo do mês de fevereiro, a biblioteca escolar e o departamento de línguas promovem um concurso com origem no país de Gales. O desafio é decorar colheres de pau, de cartão, de metal . . . com mensagens de amor!

janeiro|24

fevereiro|24

Boas- Vindas ao Inverno!!!

Através de livros, músicas, imagens, sensações vamos dar as boas vindas à nova estação, o Inverno! 

Cartas de Agradecimento

Para aconchegar os corações numa época de Natal que se deseja luminosa e feliz, a BE propõe a redação de Cartas de Agradecimento

Habituados à tradicional carta ao Pai Natal, em que manifestam os seus desejos de presentes, esta abordagem vai desafiar os alunos a olhar para o Natal, e a redação de cartas no Natal, num sentido mais humanitário, de afeto e expressão de emoções.


A Vida não está à venda

No final de uma semana repleta de tarefas, de prazos a cumprir e por cumprir, a biblioteca abriu as suas portas no dia 24 de novembro, num final de dia já frio e com cheirinho a lareira,  à  escritora e tradutora Teresa Fernandes Swiatkiewicz. 

Foi com muita alegria, entusiasmo  e carinho que a biblioteca recebeu a "nossa" escritora e o seu mais recente livro "A vida não está à venda. Biografia de Wislawa Szymborska".

A apresentação da escritora e da sua obra esteve a cargo do professor Carlos Paiva, um colega que lecionou na nossa escola e que deixou, para além das saudades, fortes raízes na arte de trovar humoristicamente.

Exposição 25N na biblioteca José Afonso

De 23 de novembro a 10 de dezembro estará patente na biblioteca escolar da EB Barbosa du Bocage a exposição 25N, da autoria do Instituto +Liberdade, que relata os principais episódios ocorridos após o 25 de abril de 1974, que culminou no 25 de novembro do ano seguinte.  A 25 de novembro de 1975 evitou-se um golpe de forças de extrema-esquerda, travado por forças militares democráticas, o que permitiu a instauração de uma democracia pluralista em Portugal. Dada a importância desta data para a implementação de uma democracia pluralista em Portugal, o Instituto +Liberdade desenvolveu esta exposição tendo em vista informar a sociedade civil. 

A exposição é composta por 14 painéis, cobrindo os principais momentos ocorridos durante o PREC, e resulta de um trabalho de vários meses de análise, de estudo, de consulta de documentos e notícias da época, da equipa do Instituto +Liberdade.

Todas as turmas dos 2º e 3ºciclos foram convidadas a visitar a exposição, apoiadas por um guião explicativo e um quizz final de verificação do que viram e entenderam.

20 de novembro | Dia Internacional dos Direitos das Crianças

" Nós, as crianças . . . temos direitos", um livro /pop-up em 3D 360º, de grande formato,  veio visitar a biblioteca e apresentar a Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU numa versão simplificada, para as crianças entre os 4 e os 10 anos. 

Através da “caminhada” por uma floresta tropical, com uma árvore gigante, cujos ramos abraçam todos os seres vivos da floresta – crianças indígenas, animais híbridos, plantas carnívoras…-, as crianças são desafiadas a descobrir os seus direitos mais importantes, sozinhas ou com a ajuda. Para orientar a “caminhada“ pelo pop-up, o livro traz catorze cartões com a seleção de artigos da Convenção (31) e pistas (ilustrações) que levam às composições cénicas que representam cada Direito. Ao longo do percurso, os leitores irão encontrar mecanismos de deslizamento muito divertidos que dão movimento e vida à imaginação. As personagens do livro representam todas as crianças do mundo, independentemente da etnia, cor, religião, sexo, país ou língua (artigo 2.º). À entrada da floresta, os leitores são acolhidos por um zebrário (filhote de zebra e de burro) e, mais adiante, descobrem um crocodilo com vitiligo e uma família de esquilos que adotou um coelho, entre outras personagens surpreendentes. O livro tem a chancela da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI).

                                                                                                         https://youtu.be/s3ayLnau-qA?si=JS9Xra--kxjZr6dN

 #ConhecerAsCrianças, um retrato das crianças em Portugal

Para conhecer a situação das crianças em Portugal, a UNICEF associou-se à PORDATA e em 2020 reuniu um conjunto de factos estatísticos sobre a realidade da infância no nosso país.

https://youtube.com/playlist?list=PLvli87dTSZ8iZJ5Qb7epgs08r__jdRn05&si=X9hoNcVVb7k_eqlq

Projeto “CulturalMente Falando” 

Este projeto com foco na inclusão escolar e social é um facilitador da adaptação das crianças ao meio envolvente, favorecendo o sucesso escolar, potenciando as crianças para serem os mobilizadores da mudança de mentalidades promovendo o envolvimento cívico, contribuindo para o eliminar de processos de discriminação, preconceitos e estereótipos.
O projeto desenvolveu 2 ferramentas pedagógicas a serem disseminadas em respostas educativas.
1) O jogo, “CRIANÇAS CARPA”, possibilita momentos de descoberta e de descontração, promovendo o desenvolvimento físico, psicológico e cognitivo das  crianças, contribuindo para trabalhar aspetos de Interação social, expressão afetiva, capacidade de raciocínio, imaginação e criatividade. 
2) Os livros, “De que cor é o lápis cor de pele?” e “Naquele dia acordei cor-de-rosa”, são recursos pedagógicos que abordam os temas da interculturalidade e a igualdade entre meninos e meninas.

Em articulação com a biblioteca escolar, as psicólogas Margarida Vieira e Madalena Marques, da APPACDM, entre os meses de novembro e dezembro, desenvolverão sessões nas bibliotecas das escolas do 1ºciclo do AE, para disseminação das ferramentas pedagógicas.

As cores de outono . . .

O outono é uma árvore com folhas amarelas e vermelhas e castanhas a cair. O outono é o tempo de ir pela primeira vez à escola. É tempo de magustos no dia de S. Martinho. O outono é o tempo em que o sol parece morno. (in,O Outono é o tempo a envelhecer, de Maria Isabel César Anjo)

Para apresentar esta estação do ano, as crianças ficaram a conhecer como é que são as cores na natureza, as tonalidades que têm e as que ganham com a mudança das estações. Conheceram um nabo e uma abóbora gigantes que precisaram de toda a ajuda da quinta para sair da terra ou para esconder uma velhinha dos ferozes animais da floresta. Ainda agradeceram à mãe natureza por todos os alimentos que nos dão, em especial as maças que, com uma receita especial,  fizeram um bolo espetacular.

Pós leitura, os alunos foram desafiados a utilizar os elementos da natureza e, com muita criatividade, oferecem um bocadinho do outono à família, aos amigos, à sala, à turma  . . .

Teatro em modo tiktokiano . . . 


O Departamento de Educação e Saúde da Câmara Municipal de Setúbal, em articulação com a biblioteca escolar da EBBarbosa du Bocage, convidou os alunos dos 2º e 3ºciclos do ensino básico para a assistir à peça  "William ShakeskKkKKkk".

No dia 7 de novembro | Cinema Charlot | 10h30 , foram 10 as turmas que aceitaram o convite e cerca de 225 alunos tiveram o privilégio de assistir à peça e contactar com os seus atores, num diálogo muito animado e participado.

Síntese do espetáculo:

Uma conferência performativa, em formato vídeo, de inspiração tiktokiana, acerca da misteriosa biografia de um dos mais famosos escritores de todos os tempos. Durante pouco mais de sessenta minutos, fala-se da vida e obra do dramaturgo de quem se sabe muito pouco mas cujas peças continuam a causar furor.

Shakespeare terá nascido em 1564 em Stratford-upon-Avon. Certo. Mas em que dia? E se era casado com Anne Hathaway, com quem teve três filhos, por que razão terá dedicado os seus poemas de amor a um homem, um tal Conde de Southampton? Que profissões terá tido em Londres? Porque assinava de formas diferentes? Terá escrito sozinho as suas peças? Não haveria escritoras mulheres na sua época? Ele e a rainha Isabel I eram a mesma pessoa? Rainha Isabel I ou rainha Elisabete I?

Estas e outras perguntas jamais esclarecidas numa versão divertida, com direito a coreografias, dobragens, cantilenas e make ups de fazer corar de inveja os mais novos.

Filmes "assustadoramente" incríveis . . .

As turmas dos 2º e 3ºciclos foram convidadas a escolherem o seu filme "assustadoramente" preferido, a reservar o seu lugar no auditório e a passar uma sessão de cinema muito animada.

CALENDARIZACAO_DAS_SESSOES-cine-halloween.pdf


Dia da Alimentação

A biblioteca escolar, em parceria com o Projeto de Educação para a Saúde do agrupamento, pensaram e realizaram atividades que envolveram a comunidade educativa.

Através de toalhetes decorados com imagens e poemas alusivos aos alimentos motivaram os professores a colorirem as suas refeições e a comer mais fruta.

Juntos dos alunos falou-se de alimentação saudável, partindo de alguns livros infantis e Jogando com as palavras, as imagens e os sentidos. Houve também a oportunidade de colocaram as mãos na massa e executarem, ao vivo,  uma receita de saudáveis brownies.

Bibliodescoberta . . . 

As salas de pré-escolar e as turmas de 1º ano vieram até à biblioteca, umas para a descobrir, outras para a (re)descobrirem! 

O espanto, o maravilhamento e a inquietação são os ingredientes necessários para uma visita à biblioteca e as salas de pré-escolar corresponderam, na perfeição, a todos eles.

Os 1º e 2º anos redescobriram  a biblioteca e, alguns, pela primeira vez, vão passar a requisitar livros para levarem para casa. As normas, regras, direitos, deveres e atividades foram passadas a todos os novos utilizadores.

Os  livros escolhidos para esta primeira apresentação da biblioteca foram: Os ursos não leem!, de Emma Chichester Clark ; O Urso e a Casa dos Livros, de Poppy Bishop; O Leão da Biblioteca, de Michelle Knudsen; O Morcego Bibliotecário, de Carmen Zita Ferreira; A Vaca Leitora, de Gabriela Ruivo Trindade.

Formação de Utilizadores

Todos os novos alunos, de todos os ciclos de ensino, passarão pelas bibliotecas escolares, ao longo do mês de outubro e realizarão uma sessão de formação de utilizadores. Aprenderão a movimentar-se na biblioteca escolar, a conhecer as diferentes áreas de trabalho e que atividades poderão realizar nesse espaço, autonomamente ou com a presença da professora bibliotecária, do professor colaborador ou da assistente operacional.

Ao longo do ano letivo terão outras sessões para desenvolvimento das várias literacias.

Plano de Ação - 23/24

Partilhamos convosco o nosso Plano de Ação para 23-24 e convidamo-vos a visitar e a articular connosco algumas das atividades propostas.

Tragam ideias, sugestões e  boa disposição.

Visitem o nosso espaço-físico e virtual- e aproveitem todas as oportunidades que vos são oferecidas.

Leituras. . . muitas!

Ideias. . . brilhantes!

Propostas . . . sempre decentes!

Atividades . . . constantes!                                

BORA LÁ até à BE!!!!

ApresentacaoBEs_23-24.pdf