Crescer em cidadania
Pertinência do projeto:
O Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage é cada vez mais um misto de culturas, reflexo de migrações forçadas, de necessidade de segurança ou procura de melhores condições de vida.
Preparar os jovens autóctones para saber crescer, acolher e respeitar a diversidade cultural é questão fundamental para a realização dos ideais da democracia e dos princípios consagrados pela declaração universal dos direitos humanos.
Aliar este desígnio a um dos pontos fracos identificados no PAA do agrupamento, como sendo a articulação vertical, revela a atualidade e pertinência deste projeto.
Em linha com o exposto, o projeto procura ir ao encontro da necessidade de articulação entre os diferentes ciclos de ensino promovendo a flexibilidade curricular e o encontro de saberes e práticas.
Definição do projeto
O trabalho que se propõe, incidirá sobre os temas de Cidadania e Desenvolvimento que constam no documento Estratégia de Educação para a Cidadania e das planificações dos diferentes anos de escolaridade.
Procuramos com este projeto potenciar o trabalho que já é feito pelos educadores de infância, professores titulares de turma e professores de 2º e 3º ciclos de cidadania, cruzar os anos de escolaridade que abordam uma mesma temática para que possa haver partilha e enriquecimento.
Nas temáticas abordadas por vários anos, será feita uma aproximação ao nível dos alunos. A BE fará a ponte entre os ciclos, permitindo e agilizando encontros e apresentações.
As sessões poderão realizar-se na BE, na sala de aula e serão articuladas com os professores responsáveis pelo trabalho a desenvolver. O projeto será desenvolvido ao longo do ano.
Metodologia
As atividades consistirão na exploração de uma temática, por parte dos alunos do 2º/3º Ciclo e apresentação dos seus trabalhos aos alunos do 1º Ciclo, procedendo-se da mesma forma no sentido inverso. Nesta interação os alunos poderão lançar desafios uns aos outros para trabalhos/ apresentações futuras.
As apresentações serão feitas presencialmente, com a deslocação às escolas e, na impossibilidade das mesmas, por videoconferência.
4. Resultados a atingir no final do projeto
Pretende-se que se desenvolva o espírito de pertença a um agrupamento, que é de todos, que os alunos aprendam a trabalhar e a respeitar faixas etárias diferentes, que se promova a tolerância e a não discriminação. Espera-se ainda que sejam dotados da capacidade de saber intervir, por forma a solucionarem problemas.
5.Dinamizadores
Professores Titulares de Turma
Professores de Cidadania
Professores de TIC
Diretores de turma
Professoras Bibliotecárias
6.Público-Alvo
1.º Ciclo, 2º Ciclo e 3º Ciclo
7.Local
EB Barbosa du Bocage e Escolas Básicas do 1º CEB
file:///C:/Users/Professor/Downloads/Crescer%20em%20Cidadania_2.pdf