8 de março
Para assinalar o Dia da Mulher, 8 de março, a biblioteca escolar partilhou com o público mais pequenino as biografias de algumas das mulheres|princesas que mudaram a história, mostrou como muitas das mulheres portuguesas - Josefa de Óbidos; Catarina de Bragança; Vieira da Silva; Catarina Eufémia; Maria de Lourdes Pintasilgo; Maria Lamas; entre outras - se distinguiram por serem trabalhadoras, lutadoras, carinhosas e dedicadas. Cavaleiras, empresárias, políticas… Ao longo da História, várias foram as que se rebelaram contra convenções e obstáculos e alcançaram feitos incríveis que mudaram Portugal e o Mundo.
Com o livro Piolha ficamos a conhecer uma história delicada e arrebatadora de força feminina, que nos mostra como viver de punhos abertos.Em casa, eram só homens. Piolha era a mais nova, a menina da família. Media forças com os irmãos por um espaço que fosse só seu e refugiava-se a tocar piano. Uma noite, ao jantar, anunciou que ia aprender boxe. Os irmãos riram-se, mas o pai percebeu que a pequena Piolha estava mais determinada do que nunca.
Um jogo visto à lupa e . . . de lanterna procurámos adivinhar quem era a menina de cada uma das imagens . . . muito divertido!